Conheça os Processos de Soldagem e suas aplicações

Para os profissionais que trabalham com solda é fundamental estar em constante atualização, ficando por dentro dos processos mais utilizados no mercado e suas principais aplicações nos segmentos profissional e industrial! Confira mais sobre o tema!

Os Processos de Soldagem são utilizados para a união de materiais, particularmente metais e suas ligas, através da fusão quase imediata, seguida da solidificação dos componentes, quando expostos a uma fonte de calor.

Muito utilizados na indústria em geral, atendem a fabricação e recuperação de peças, equipamentos e estruturas metálicas. Sua aplicação vai de pequenos componentes eletrônicos até grandes estruturas e equipamentos (pontes, navios, carros, entre outros).

Existem diversos tipos de Processos de Soldagem e cada um deles possui uma aplicação específica. Para facilitar, vamos apresentá-los de forma resumida, confira:

PROCESSO DE SOLDAGEM POR ARCO ELÉTRICO

O Processo de Soldagem por arco elétrico necessita de um eletrodo (consumível que transfere energia e fecha o circuito com as peças soldadas), um material protetor para evitar a oxidação e contaminação do cordão de solda durante o estado líquido, e uma fonte de tensão e corrente (responsável pelo fornecimento de energia para fusão e alimentação do circuito).

Os processos mais utilizados com arco elétrico são: eletrodo revestido, TIG, MIG/MAG, arame tubular e plasma. Vamos conhecê-los um a um?

ELETRODO REVESTIDO

Devido à versatilidade deste processo, a solda com eletrodo revestido é um dos métodos mais utilizados pelos soldadores. Em função do fácil manuseio do equipamento, é possível maior flexibilidade se comparado aos demais tipos de solda, abrangendo locais de difícil acesso ou mobilidade, por exemplo.

Além disso, em função da ampla variedade de eletrodos no mercado que possuem a capacidade de produzir os próprios gases de proteção, torna-se dispensável a utilização de gases adicionais, reduzindo os custos do processo.

A Soldagem com eletrodo revestido é utilizada na fabricação e montagem de diversos equipamentos e estruturas, podendo ser usada em grande variedade de materiais, como aço inoxidável, ferro fundido, alumínio, cobre, níquel, entre outros.

O processo é principalmente utilizado para soldar ferro e aço (incluindo o aço inoxidável), mas também podem ser soldadas com esse método ligas de níquel, alumínio e cobre.

Transformador de Solda Elétrica TT2500 - VONDER Inversor de Solda HANDYARC 132i - ESAB

Transformador de Solda Elétrica TT2500 – VONDER

processos de soldagem

Inversor de Solda HANDYARC 132i – ESAB

TIG

O processo TIG (sigla em inglês de Tungsten Inert Gas) é um Processo de Soldagem a arco elétrico entre um eletrodo não consumível de tungstênio e a peça de fusão com proteção gasosa, sobre a qual se faz o acréscimo ou não de um metal de adição, normalmente na forma de um arame relativamente fino. O processo também é conhecido em inglês como Gas Tungsten Arc Welding (GTAW). Em geral, esse processo apresenta um excelente acabamento e menor risco de corrosão.

Pode ser usado para quase todos os metais, e o processo pode ser manual ou automático, sendo largamente utilizado para solda com alumínio e com ligas de aço inoxidável em que a integridade da solda é de extrema importância. É também utilizado para juntas de alta qualidade em indústrias nucleares, químicas, aeronáuticas e de alimentos.

Os tipos de gases mais indicados para o processo TIG são o argônio, o hélio ou a mistura entre esses dois gases.

processos de soldagem

Inversor Digital Pulsado RIV 216AF – VONDER

MIG/MAG

Processo muito flexível que proporciona soldagens de qualidade com grande produtividade, principalmente quando comparado aos processos manuais, como eletrodos revestidos.

A nomenclatura MIG/MAG se dá pelos seguintes significados: MIG (metal inert gas), quando o gás utilizado para proteção da poça de fusão é inerte (soldagem de alumínio e aço Inox) ou MAG (metal active gas), quando o gás de proteção da poça de fusão é ativo, utilizado em soldagem de aço carbono.

processos de soldagem

De forma geral, esse processo apresenta bom acabamento, fácil operação, alta produtividade e baixo custo. Porém, pode ocorrer a presença de respingos e alta probabilidade de formação de poros.

Fonte Solda MIG 280 Vulcano 220 V~/380 V~ com Temporizador – BALMER

ARAME TUBULAR

O Processo de Soldagem com arame tubular é muito semelhante ao processo MIG/MAG, inclusive no que se refere aos equipamentos utilizados. Porém, o arame usado em sua soldagem é tubular, sendo seu interior preenchido por um fluxo, o que garante a este processo características especiais.

Neste processo, o arame é revestido e ocorre a alimentação constante como na soldagem MIG. Resultando assim em uma solda de alta qualidade, com arco estável e baixo nível de respingos.

Existem no mercado basicamente dois tipos de arames tubulares que são:

– Arames tubulares autoprotegidos: que não necessitam proteção de gás externa;

– Arames tubulares com gás de proteção externa: também chamados de proteção dupla, que são a combinação do arame tubular com fluxo em seu núcleo com a proteção de gás externa.

O uso deste tipo de solda vem aumentando significativamente nos últimos anos. As altas taxas de deposição e o desenvolvimento de novos consumíveis têm levado as empresas a migrar para este processo.

Segmentos como o naval e offshore (empresas petrolíferas, por exemplo), construção pesada, soldagem de perfis estruturais, reparo e manutenção, estão entre as que mais utilizam soldagem com arames tubulares.

processos de soldagem

Máquina para Solda MIG/MAG MM405E – VONDER

OUTROS PROCESSOS DE SOLDAGEM

Além desses Processos de Soldagem por arco elétrico, existem outros tipos não tão utilizados no mercado, como por exemplo, a soldagem por resistência elétrica, abrasão, ultrassom, laser e sonda magnética.

Muitos destes processos oferecem baixa produtividade e custos elevados, e por esses motivos não são muito utilizados.

Para o Corte Plasma, separamos um material especial para mais informações: clique e confira nosso artigo sobre o funcionamento desse processo e suas principais vantagens.

Gostou de nosso artigo e quer saber mais sobre solda e seus processos? Deixe seu comentário abaixo que iremos responder o mais breve possível.

E se estiver a procura da máquina de solda ideal para sua atividade, consulte nossos vendedores! A FG conta com uma equipe de vendas consultivas e especializada, sempre pronta para ajudar na escolha dos melhores equipamentos e marcas do mercado! Visite nossas lojas e comprove!

Fonte: http://conectafg.com.br/processos-de-soldagem/

Compartilhe:

Mais artigos